Bom, acho que todos nós, usuários "comuns" de máquinas fotográficas, já migramos definitivamente para a fotografia digital. E todos já notamos que a fotografia digital fez com que a quatidade de fotos que tiramos tenha crescido sensivelmente. Afinal, não há custo algum em tirar mais uma, mais duas ou mais cinquenta fotos de determinado objetivo, bastando descarregar tudo em casa e escolher a melhor. Porém, me responde com toda a sinceridade: tens o hábito de selecionar as melhores fotos e descartar as demais? Duvido! A quase totalidade de nós deixa todas as fotos na pasta do computador onde as descarregou.
Outra mudança no nosso comportamento está no fato de que não temos mais a necessidade de imprimir (ou "revelar") nossas fotos. Visualizá-las no computador normalmente nos basta. Assim, o disco rígido onde as imagens estão armazenadas é sua única guarda e proteção.
Desses dois comportamentos surge um novo problema: o armazenamento de nossas imagens. E é um problema que se desdobra em vários: segurança, praticidade, facilidade de uso, confiabilidade e outros.
É sobre cada um destes desdobramentos que pretendo falar nos próximos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário