sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O que é fotografia?

O que representa a fotografia pra ti? Já fizeste essa pergunta? Que papel esta intrigante atividade desempenha na tua vida?

Acho que para a maioria de nós, a fotografia se resume a um instrumento de registro de momentos importantes (às vezes nem tanto) na nossa vida. É através da fotografia que guardamos lembranças de festas, aniversários, casamentos, passeios, visitas, amigos, férias e outros tantos eventos, nem sempre bons, dos quais queremos ou precisamos manter uma recordação. Uma recordação material, palpável e fiel.

Mas a fotografia pode nos trazer muito mais do que isso. Ela pode ser muito mais do que isso. Pode se apresentar como um meio de expressão que não conhece limites. Mesmo o mais simples dos equipamentos, usado com sensibilidade, pode nos surpreeder, trazendo resultados que nos emocionam, nos tiram a fala, não apenas registrando o cenário material de um fato, mas carregando muito mais, carregando a emoção do fotógrafo e do fotografado, e arrebatando a emoção de quem vê a imagem.

Pois para mim, isso é o que representa a fotografia: uma das mais ilimitadas maneiras de expressar idéias e emoções. Não que seja fácil conseguir isso. Mas conheço gente que consegue esse resultado de uma maneira brilhante e natural. Vejam o blog deste meu amigo, por exemplo. O cara tem o mesmo equipamento que eu, explora as mesmas situações e locais e, no entanto, consegue resultados extraordinários, justamente pela sensibilidade em extrair destas ocasiões absolutamente simples e rotineiras imagens que são pura emoção.

Eu, por enquanto, sigo tentado. Quem sabe, um dia...

Um comentário:

  1. Grande iniciativa!!
    Certamente esse blog não vou perder de vista
    Eu, que não detenho a técnica e, quando sou brindado com as dicas dedicadas e didáticas do F.J., não as retenho, estarei explorando este espaço. Gosto de extrair o inusitado das imagens, sem compromisso em expressar ou relatar o fato fotografado, mas na esperança de descobrir algum dos inúmeros mundos paralelos que se oferecem às nossas percepções.
    Um abraço

    ResponderExcluir