Estou quase entrando em férias, tentando pôr em dia todas as pendências. Entre elas, adivinhem: fazer backup das fotos que estão no HD. Certo, então vamos primeiro organizar, rapidamente, para que as cópias também fiquem organizadas e facilitem a recuperação dos arquivos futuramente.
Que ilusão, organizar rapidamente...
Bem, mais uma vez está provado que levamos para o mundo virtual o mesmo senso de organização que temos no mundo real. Já que minha papelada não é nenhum exemplo de organização, meus arquivos digitais refletem a mesma característica.
Estou tomando uma surra para pôr ordem na casa. Havia misturado pastas, com fotos de diferentes câmeras, minhas e de familiares. Estes últimos exemplos são os piores, pois normalmente adquirimos os arquivos com muita pressa. Situações em que aproveitamos uma visita para pedir cópia em pendrive ou por e-mail. Ou quando nos visitam levando a câmera e largamos o já tradicional: "posso copiar algumas fotos dessas em que as crianças aparecem?" Poucos são os que já fazem isso na pasta certinha, evitando futuros transtornos.
Acho que a condição padrão é criar uma pasta nova, às pressas, algo do tipo "Fotos da máquina do tio Pedro" e jogar todos os arquivos lá. Na outra visita do tio Pedro, esquecemos o que já tínhamos e copiamos boa parte novamente para a pasta recém criada "Aniversário do Pedrinho". Um pouco antes do Natal vamos à casa de um outro primo (que foi visitado pelo tio Pedro) e constatamos: "olha, tu tens fotos do Pedrinho..." Sacamos nosso pendrive e lá vamos nós de novo... criando a pasta "Cópia do Manuel - fotos Pedrinho".
Daí passam os dias, as semanas, às vezes meses ou anos sem que façamos um bom 5 S's e a bagunça está instalada!
Agora, na hora de fazer cópia de segurança, só restam duas opções: ou copiamos tudo, bagunçado como está (no meu caso, só com fotos caseiras, seriam 12 DVDs comuns de 4.7GB) ou tratamos de organizar para, principalmente, eliminar a duplicação de arquivos. E lá se foram algumas madrugadas...
Este tem sido meu maior transtorno: a duplicação de arquivos. Rodando o Picasa, constatei a razão de ter mais de 27.000 imagens no meu HD, sendo que imagino ter tirado bem menos de 10.000 fotos nos últimos cinco anos: todas (eu disse TODAS) minhas fotos estavam - no mínimo - duplicadas.
Ao menos boa parte dessa duplicação foi por um bom motivo: segurança quanto à integridade dos arquivos. Mas faltou disciplina e organização para manter um método criterioso para armazenamento e cópias de segurança.
E com vocês, como é?
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
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Olá, F.J.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, obrigada por linkar o Lua entre os teus blogs. Para quem gosta de fotografia, esta foi uma descoberta no mínimo lisonjeira, uma vez que sou o tipinho que fotografa até com maquininha L.O.V.E. (ainda existe?), ou seja, sem muito conhecimento de qualidade, apenas com a vontade de capturar, com o instrumento, o que a retina tem medo de esquecer. Dito isto, vamos à tua pergunta: esta semana fiz o down do Picasa 3. Por alguma razão o anterior já não funcionava e me surpreendi com alguns recursos desta função. Sobre os álbuns duplicados? Nossa! Acho que vou aproveitar a sugestão e empregar algumas madrugadas...
Abraços, agora que descobri este lugar de papear imagens, voltarei mais vezes.