segunda-feira, 11 de maio de 2009

Oportunidade, o "xis" da questão!

Eu valorizo muito as pequenas câmeras, que podem estar sempre conosco. Nem sempre estamos com aquela superzoom ultra-sofisticada quando a condensação de grandes altitudes se soma à coincidência de rota de dois jatos comerciais, ou quando nossos filhos dão os primeiros passos. 

Uma câmera pequena, que caiba no bolso, no estojo de cinto ou em qualquer bolsa ou mochila sem nos atrapalhar muito, além de não ser muito cara para não gerar preocupações desnecessárias ao sacá-la pra foto, pode ser o "xis" da questão. Sem ela, muitas vezes ficamos só na vontade.

Esse recurso sempre foi ensinado e praticado pelos que atuam em fotojornalismo. Tive a oportunidade de conhecer alguns profissionais experientes dessa área e nunca os vi sair de casa sem uma câmera compacta pronta para um disparo rápido.

Olho vivo e bons cliques!







Data da foto: 10/08/2008
equipamento: Sony DSC-W5
comprimento focal: 8mm
abertura: F/5,6
exposição: 1/2000 s
sensibilidade: ISO-100


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Lugar comum


Acho que um dos clichês mais batidos em fotografia está no pôr-do-sol. Mas fico com a sensação de que não conseguimos evitar. Basta estarmos com a máquina à mão e lá estamos clicando para tentar "segurar" aquele crepúsculo. "Tenho" esse há mais de quatro anos e de vez em quando, paro para dar uma olhadinha e "voltar" lá por uns instantes.

Foi no dia 11 de março de 2005, às 18h18min, na praia da Daniela, em Florianópolis, SC.

equipamento: Sony DSC-P93
comprimento focal: 8mm
abertura: F/5,6
exposição: 1/400 s
sensibilidade: ISO-100